Toxina Botulínica

 

 

A toxina botulínica é uma substância que atua no bloqueio neuromuscular, promovendo o relaxamento da região na qual é aplicada. Em dermatologia estética, a injeção da toxina ajuda a minimizar rugas e linhas de expressão na testa, olhos e boca. Da mesma forma, a aplicação pode ser feita para corrigir o sorriso gengival e controlar a hiperidrose (sudorese intensa).

São feitas injeções pontuais na musculatura que desejamos tratar e gradualmente essa região vai diminuindo sua força de contração, diminuindo assim, a formação das rugas dinâmicas. Não há idade exata para iniciar o tratamento, tudo depende da indicação de cada paciente. Utilizamos também com freqüência em casos de suor excessivo nas axilas, pois a toxina neutraliza a ação das glândulas sudoríparas, impedindo a liberação do suor e deixando as axilas mais sequinhas. Isso traz melhora importante na qualidade de vida dos pacientes que sofrem dessa condição.

A duração dos efeitos varia conforme sua indicação, mas costuma ser de quatro a seis meses, quando a toxina deve ser reaplicada, para manter os resultados. A aplicação é bem tolerável em relação a dor e os resultados são surpreendentes. O paciente pode voltar as atividades do dia a dia logo após a aplicação.